Artigo em Destaque

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Sintomas de um Noob

Noob metido a sabe-tudo: esse é o noob que conseguiu memorizar algumas dicas dos jogos e acha que, com isso, virou jogador Profissional. Ele adora se exibir, criando tópicos do tipo “Perguntem pra mim, eu sei tudo!”, pra exibir seu “vasto conhecimento”. Muitas vezes, porém, ele se atrapalha com as perguntas e acaba respondendo tudo, menos o que a pessoa perguntou.

Este Post é dedicado a todos aqueles que aturam/tiveram que aturar esta praga da humanidade que são os noobs, e a todos aqueles que conseguiram, com muito esforço, deixar de ser noobs e se tornarem pessoas decentes.

O que é um noob?
É um erro muito comum achar que noob é a mesma coisa que newbie (novato). Apesar de ter se originado da palavra “newbie”, o termo “noob” adquiriu um novo contexto. De fato, um noob quase nunca é novato; ele tem alguma experiência, mas continua fazendo as mesmas besteiras que um iniciante.

Características gerais dos noobs
Noobs são preguiçosos: eles não gostam de jogar os jogos por conta própria e descobrir as coisas sozinhos. Quando encalham nos jogos, são incapazes de fazer um mínimo de pesquisa antes de sair perguntando o que têm que fazer em tudo quanto é fórum, e ainda criando tópicos em lugares errados. E as vezes passam mais tempo lendo do que jogando;

Noobs são desatentos: muitos noobs ficam encalhados nos jogos de RPG simplesmente porque não prestam atenção ao que está escrito na porcaria da tela. Eles são capazes de repetir a mesma pergunta em um Forum dezenas de vezes, porque não lêem os posts anteriores pra ver se alguém já respondeu, e quando acabam com a paciência de alguém e recebem uma resposta grosseira, ainda reclamam! (“pow c n kize responde n fla merda”).


Noobs não aprendem com seus erros: esta é a característica crucial que diferencia um novato comum de um noob. Uma pessoa normal, quando erra, aprende com seus erros, melhora e não torna a repeti-los. Já um noob é incapaz de aprender com seus erros e volta a cometê-los, até porque ele geralmente não percebe (ou, se percebe, não aceita) que está errado.


Noobs não gostam de seguir regras: por alguma razão, os noobs sempre acham que estão acima das regras, e por isso nem se dão ao trabalho de lê-las ao entrar em uma comunidade (a preguiça e a falta de atenção contribuem para isso). Como conseqüência, acabam se encrencando com os moderadores e os outros membros. Quando não são expulsos e não saem por conta própria, ficam reclamando das regras (“afff moh ditadura issu aki pow”).


Noobs não aceitam a verdade: poucas coisas irritam mais um noob do que ouvir a verdade, isto é, ser chamado de noob. Isto é natural, já que um noob só descobre que é noob quando alguém esfrega a verdade na cara dele. Quando isso acontece, o noob pode seguir dois caminhos: ficar revoltado e ter um ataque de pelanca, xingando todo e qualquer indivíduo que o chamar de noob, assim como suas mães (e continuar a ser noob); ou aceitar sua condição e tentar mudá-la (este é o primeiro passo para deixar de ser noob).

Obs: Se você, leitor, ficar ofendido com o que lê neste Post, faça um favor a si mesmo e guarde seu rancor para si. Se reclamar, não só vai estar confirmando o que eu disse como também vai estar mostrando para todos o noob que você é.

A Origem dos Noobs (Pré-História)
Os noobs são hominídeos da espécie Homo n00bis, uma variação do Homo sapiens, que surgiu há cerca de 120.000 anos atrás. Acredita-se que os primeiros noobs tenham surgido no MMORPG da época, que também é o mais antigo MMORPG encontrado no registro fóssil, conhecido como Tibia. Ele existe até hoje, apesar de os noobs terem se espalhado por todos os cantos da Terra, do Orkut e dos outros MMORPGs.


Espécies de Noobs
Assim como qualquer ser vivo, os noobs se diversificaram com o passar do tempo, e cada espécie tem características únicas.


Noob semi-analfabeto: é o noob que adora inovar o português (ou sua língua nativa, seja ela qual for) com seus erros gramaticais grosseiros. E ainda têm a cara-de-pau de dizer “eu naum toh na eskola entaum falu du geitu q kizer”. Toda hora aparece um “ce” ou “ci” com “ç”, um “fasso”, textos quilométricos sem vírgulas e pontos ou perguntas sem pontos de interrogação no final (alguns noobs ainda não aprenderam que toda pergunta deve terminar com “?”, senão é uma afirmação, e não uma pergunta). Outros noobs até escrevem certo, mas colocam tantas abreviações que seus textos ficam ilegíveis (“ow eu kru hack di pw ond axu p bx”).


Noob apressado: é aquele noob que acha que Orkut é igual a MSN, e que a pergunta dele deve ser respondida 5 segundos após ser enviada. Resultado: ninguém responde na hora que ele quer, e ele sai floodando o tópico com a mesma pergunta até alguém responder ou dar um esporro nele. E quando leva esporro, não entende por quê.
Às vezes, este noob, em vez de floodar um único tópico com a mesma pergunta, repete a mesma pergunta em vários tópicos.

Noob teimoso: é o noob que gosta de abrir tópicos para discutir determinado assunto (qualquer assunto), mas não aceita nenhuma opinião contrária à dele, por mais errada que seja (e normalmente é). Na mente deste noob, ele é o detentor da verdade absoluta, e todos que discordam dele são neandertais, retardados, pessoas de mente pequena, etc.

Noob metido a sabe-tudo: esse é o noob que conseguiu memorizar algumas dicas dos jogos e acha que, com isso, virou jogador profissional. Ele adora se exibir, criando tópicos do tipo “Perguntem pra mim, eu sei tudo!”, pra exibir seu “vasto conhecimento”. Muitas vezes, porém, ele se atrapalha com as perguntas e acaba respondendo tudo, menos o que a pessoa perguntou

Em alguns casos mais graves, o poder sobe tanto à cabeça do noob que ele tem delírios de grandeza, acha que os outros têm que pagar para partilhar de sua “incrível sabedoria” e começa a cobrar pelas respostas que fornece. Já tive a infelicidade de, em uma comunidade de pokémon, presenciar um tópico com o seguinte texto (aproximadamente, porque infelizmente o tópico foi apagado e eu não tirei Print... -_-‘):“Perguntem pra mim, sei tudo de pokémon. Mas se a dúvida for muito difícil você será cobrado. Vou querer que você me passe um link de emulador de pokémon pra baixar''

Noob carente de atenção: o noob carente de atenção é a criatura mais desprezível que existe; é o noob que quer, a todo custo, que alguém note que ele existe, e fará de tudo para conseguir isso, mesmo que todos acabem odiando-o (ele prefere ser odiado do que não ser notado).

Este tipo de noobice tem diferentes estágios: nos estágios iniciais, o noob começa a criar tópicos inúteis e imbecis de joguinhos, assim como enquetes igualmente inúteis, só pra aparecer.

À medida que sua noobice vai piorando, ele começa a fazer propaganda da comunidade que criou há 5 minutos atrás para ver se atrai alguém, geralmente dizendo coisas do tipo “entrem nessa komu eh a melhor q existe”. Alguns chegam até a fazer propaganda nos comentários das enquetes ou fazem da própria enquete uma propaganda!

Finalmente, quando o CN (Coeficiente de Noobice) atinge seu ápice, o noob parte para a ignorância e sai floodando tópicos, quebrando regras, xingando todos os membros e suas mães e, mais raramente, desenhando órgãos genitais masculinos em seus posts. Alguns noobs também levam a briga para os scrapbooks dos outros membros. Quando atinge este estágio, o noob está além de qualquer possibilidade de salvação: inevitavelmente acaba expulso das comunidades, temporária ou permanentemente, e fica satisfeito com isso, porque finalmente conseguiu a atenção que tanto queria e acredita que, com isso, deixou sua marca na comunidade. Só mais tarde é que ele percebe que, poucos dias depois do ocorrido, as pessoas nem se lembram mais de quem ele era, e que ele teve todo aquele trabalho pra nada. Aí ele faz outro perfil fake e volta pra comunidade. Normalmente ele acaba fazendo tudo de novo, finge que é outra pessoa ou, ainda, tenta se justificar pelo que fez, implorando para ser perdoado.

Statics

eXTReMe Tracker
Site Meter